sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Hey/ Haddad/ Vai tomar busão

Estrada da Cachoeira.
Ruas Ilha de Santa Catarina, Ilha de Itapatica, Cristal, Âmbar, Safira Azul, Esmeralda do Brasil.

Sabe onde? Aqui:



No Jardim (Jardim!) Carombé, pegado ao "Jardim" Paulistano:



***
Outras ruas tem nomes que indicam a simpatia antiga dos moradores de lá: Rua do Mutirão, Rua Chico Mendes. Hoje muita gente que já fez campanha apaixonadamente pelo PT - como eu - não pode nem ouvir falar no PT. "Fala pro Haddad vir pedalar aqui/andar de ônibus aqui".

Agora o que já não é bom vai piorar.

***
Em uma reunião com um líder comunitário (que ainda é do PT) e um representante da Cooperfenix, o pessoal de lá foi sumariamente comunicado de que vai haver mudança nas linhas de ônibus. O 8215 e o 8214 (Jardim Paulistano - Correio) não vão mais circular. Os moradores do Paulistano serão atendidos por uma linha circular de lotação e só depois vão poder pegar o ônibus para o centro da cidade.

Como não consigo ser a demagoga que mete o pau em um governo só porque não é o meu, expliquei: "Em princípio, não é uma ideia errada. O certo é não ter ônibus grande entrando no meio das ruas estreitas (já viu como eles ficam "entalados" aqui) e as lotações entrarem nos bairros e levarem as pessoas para fazer baldeação".

Mesmo concordando com isso, eles sabem que não vão fazer "o certo" p. nenhuma. "De madrugada o ônibus já sai LOTADO daqui do ponto final. Como vai caber essa gente toda na lotação? E outra coisa, você acha que vai ser assim, desce da lotação e já entra no ônibus que vai pra cidade? Até parece!! Hoje daqui na Barra Funda dá uns 40 minutos, quanto vai demorar depois?"

***
Sintomaticamente, não tinha ninguém da SPTrans na reunião. Como diz o Carlos Fernandes, quem faz a "política de transporte público" na cidade são as empresas e as cooperativas... Vasculhei o site da SPTrans e também não achei comunicado, notícia, aviso. Talvez tenha um cartaz dentro dos próprios ônibus, como se a informação só interessasse a quem já usa a linha e não precisasse ser amplamente divulgada.

Bateu o desespero nos moradores quando ficaram sabendo que a mudança já acontece NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA. Resultado: em uma reunião ontem com dezenas de pessoas, combinaram uma manifestação hoje no fim da tarde lá no Carombé. (A quem interessar, na Ria Rosalvo José da Silva, em frente à padaria).

Como não é na Paulista nem nas quebradas "mais famosas", será que vai aparecer na televisão?

***
Pensa que é só esse o problema? Agora imagina quantas pessoas moram lá e quantos médicos, unidades de saúde, leitos hospitalares e áreas de lazer tem na região? Volto a isso mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.