domingo, 24 de agosto de 2014

O que você vai fazer em Brasília?

Quando você anuncia sua intenção de ser candidato ao Legislativo, a primeira reação das pessoas é: “O que você vai fazer lá”? A expectativa é a de que o vereador ou deputado “faça coisas” concretas, como “a ponte x que todo mundo espera há anos”, “um hospital aqui na cidade, já que o outro está sobrecarregado”.

Mas… Parlamentar (isto é, alguém eleito para um mandato Legislativo) não é o que “faz” – isso é atribuição do Executivo. Basicamente, a atividade do Legislativo – no meu caso, a Câmara Federal, onde pretendo atuar – é participar de alterações na legislação federal e fiscalizar o governo federal.

“Participar de alterações na Legislação” é muito mais complexo do que “fazer projetos de lei”, que é o que as pessoas normalmente avaliam. Exemplo: “Tiririca se revelou um bom deputado porque é dos mais assíduos e fez bons projetos”. Ok. Mas como ele se posicionou em relação aos projetos dos outros deputados e do governo, nas Comissões e no Plenário? Se ele compareceu a todas as sessões e sempre votou a favor de tudo, tem alguma coisa errada…

Portanto, o que eu vou fazer na Câmara é: lutar por Projetos de Lei que eu considere bons para o País, quer sejam meus, de outros deputados ou do governo. Propor emendas, isto é, alterações aos projetos de modo a melhorá-los. Promover debates sobre temas diversos, para que as pessoas tenham mais condições de compreender o que está acontecendo e formar seu juízo e opinião. Escutar as pessoas, visitar pessoalmente os lugares, estudar os problemas e as soluções possíveis. E fiscalizar atentamente o governo federal, também com a ajuda das pessoas que estão lá “na ponta”, no chão, vendo de perto e vivendo de fato os resultados das políticas públicas.

Mais propostas no www.soninha.com.br, que está totalmente dedicado à campanha. No facebook, postamos todo dia notícias, opiniões e atividades de campanha. E no YouTube vídeos gravados por mim ou relacionados ao que defendo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.