domingo, 13 de julho de 2014

Por que torço pela Alemanha

Porque em 2006 eu estava lá.

Alemanha não estava nem entre os cinco primeiros lugares que eu queria conhecer na Europa. Sei lá, não me atraía. Castelos? Vejo na Inglaterra. Cidadezinhas, zona rural? Italia, França. Tradição, paisagens, cidades modernas, pra tudo isso eu tinha outras opções. Só fui por causa da Copa.

E AMEI. Mané frieza, mané antipatia. Felicíssimos com a possibilidade de receber gente do mundo inteiro e justamente mostrar sua face calorosa, amiga, acolhedora. E era sincero. A alegria e o orgulho de serem anfitriões era também o orgulho recuperado de ser quem eram. Lá não precisa de Comissão da Verdade: eles expõe os erros, as barbaridades, as chagas o tempo todo. Pedaços do muro, Museu do Holocausto. E queriam muito mostrar que também tinham horror de seu passado e respirava novos ares.

A Copa foi DUCACETE. Em todos os sentidos - conforto, organização, beleza, diversão, alegria, festa. E a seleção da Alemanha era DEMAIS.

Jogo de estreia costuma ser bem chochinho, mas o deles não foi. Jogou bonito, firme, destemido. A tal seleção da renovação, com uma porção de caras desconhecidas e jovenzinhos inexperientes. Com um jogo leve, gostoso de ver, bonito. De passes curtos e rápidos, jogadas envolventes.

Comecei dali a rever os esterótipos também sobre o futebol alemão. E a lembrar dos Beckenbauers... Jogava o fino. Presidia o Comitê Organizador da Copa com a mesma finesse. Inteligente, sensato, honesto em todos os sentidos (pelamordedeus, "não roubar" é o mínimo, ele ia muito além disso. Falava abertamente sobre as perdas e ganhos, o ônus para o país-sede e o bônus para a Fifa).

De lá para cá, além de amar a Alemanha e especialmente Berlim, um dos lugares de que mais gosto no mundo, passei a torcer mais e mais pela sua seleção. Em 2010, a evolução do estilo, sob o comando do auxiliar de Jurgen Klinsmann em 2006, Joachim Loew. E o trabalho na base também foi feito com muita seriedade, muita visão de futuro.

Então não torço pra Alemanha porque não quero ter de aguentar a gozação dos argentinos, mas porque acredito que eles merecem. Tivesse mostrado aquele futebol que a gente às vezes inveja, não teria problemas em torcer para a Argentina contra algum outro adversário. Mas pra completar, os argentinos não fizeram nada nessa Copa, vai. Cada joguinho feio... Como os nossos! Foram mais competentes em segurar a Belgica, ainda mais a Holanda. Fecharam tudo e pronto. Ok, foram modestos e inteligentes, mas não é desse futebol que eu gosto, que eu invejo, que eu quero ver campeão. Qual o jogo memorável da Argenina nessa Copa? Qual a apresentação espetacular do Messi ou dos demais?

Em 94 eu também não vibrei com nosso furebol. Nem em 2002. Já a vitória da Espanha, uau, comemorei. E pelo futebol que eu gosto de ver, vou ficar feliz se a "minha" Alemanha for campeã.

Se não for, ao menos sei que lá dificilmente vai servir para condenar todo o trabalho. Tem ranhetas, tem cornetas, mas tem gente que pensa com paixão e com inteligência no comando do futebol.

Aqui tem o Marin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.