quarta-feira, 28 de maio de 2014

A menina, o nódulo e a mamografia

A menina, o nódulo e a mamografia - capítulo 3

Segunda de manhã, minha caixa de entrada tinha esta mensagem da Ouvidoria da Saúde da prefeitura de São Paulo:



Pouco mais tarde, a mãe da menina recebeu um telefonema da Unidade de Saúde. “A mulher tava brava, viu”? “Explicou” para ela que 17 anos não é mesmo idade para fazer Mamografia, mas que eles iam permitir nesse caso. Agendaram para dia 8 o Ultrassom (não lembro onde seria, acho que no HC) e para o começo de julho a mamografia.

Na sequência, uma jornalista do Diário de São Paulo que soube do caso pelo Face e foi acompanhar de perto (REPÓRTER DE VERDADE é assim – fuça, descobre, se interessa, vai atrás), apareceu na Unidade de Saúde.

De lá foi para a casa da Erika, onde – adivinhe! – presenciou uma nova ligação da Unidade de Saúde, dizendo “A sra pode passar aqui para pegar a guia para o exame? Tá marcado para amanhã as 8h30”.

Quitéria, a mãe, correu para a Unidade de Saúde e me contou depois. “Olha, dez anos que eu me atendo nesse posto, é a primeira vez que vejo a diretora. Só falou me oferecer café. Disse que não precisava ter feito isso tudo, não precisava chegar a esse ponto. Eu falei pra ela “e eu ia fazer o que, aceitar e pagar o exame no laboratório particular”? Aí eles me deram a guia. A Erika ainda falou pra ela: “A gente tem a Soninha, e quem não tem”??”

***
Eu não fiz nada que um qualquer cidadão não possa fazer. Nada. Não liguei pra ninguém pedindo ajuda, postei uma nota no Face e mandei email pra Ouvidoria. Acontece que eu tenho mais seguidores do que outras pessoas, então a chance de um jornalista atento ver é maior. E imagino que quando chega uma mensagem minha à Ouvidoria, ela abala mais do que de uma pessoa com nome desconhecido. A menina minha amiga tem toda razão.

Da próxima vez, vou tentar mandar mensagem com outro nome para a Ouvidoria para ver se funciona :-(

***

Vou refazer contato com a Ouvidoria e persistir na queixa.

1) COMO ASSIM tem idade mínima para fazer uma mamografia que não é “preventiva”, é de diagnóstico de um nódulo encontrado? Afinal, foi a primeira resposta que a Quitéria recebeu, antes de a jornalista aparecer por lá. Ela NÃO QUER ser exceção. Segundo o próprio Ministério da Saúde, NÃO TEM MESMO idade mínima para esse caso!

 

(Blog da Saúde, oficial do Ministério)

Se não fosse assim, o médico da UBS (“o cubano”, como elas disseram) tinha de ser instruído para nem pedir... (ESPERO QUE NÃO FAÇAM ISSO! Não digam aos médicos que eles não podem fazê-lo)

2) Não recebemos nenhuma resposta por escrito, como demandava o email da Ouvidoria.

3) E os prazos? Continuam aquela coisa... Sem a queixa, seriam semanas de espera pelo exame, outras tantas pelo resultado.

4) Geo-referenciamento, oi? Elas moram na Brasilandia. O exame foi agendado no Jaçanã. Se a gente não arruma dinheiro pra condução, elas não conseguem chegar lá.

5) Informaram que o resultado do exame sai daqui a 15 dias e aí ela ia ter de marcar o retorno à UBS. Depois de constatar o tamanho do nódulo, a técnica que fez o exame disse que ia tentar pedir para a médica “passar na frente”.

***
PS: parei de “esconder” o nome da menina porque, se havia algum receio de perseguição, já era... As queixas da Ouvidoria da Saúde são SEMPRE encaminhadas para a unidade com nome, endereço e telefone de quem fez a reclamação. Eu uma vez protestei contra uma consulta na Ginecologista desmarcada na última hora (na verdade, só fiquei sabendo quando cheguei lá para ser atendida...) porque, segundo a funcionária, “a médica não vem de quarta-feira” ou qualquer coisa assim.

Não era um caso particular, era algo que afetava todas as usuárias. Mas lá estava meu nome e telefone, e uma funcionária também me ligou “muito brava” para “explicar” que a ginecologista também trabalha em outro lugar. E imaginem vocês a frieza gélida com que fui recebida quando finalmente chegou o dia da minha consulta... E se não fosse comigo e sim com uma Erika qualquer, aposto que seria ainda pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.